Artes de Dalí no Rio de Janeiro

sábado, 9 de agosto de 2014


Artes de Dalí no Rio de Janeiro



Aos apaixonados pela arte surrealista de Salvador Dalí, terá a oportunidade até o dia 22 de Setembro para ver de perto a genialidade do artista Catalão numa exposição que conta com cerca de 150 obras no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.


Salvador Dalí foi um dos grandes artistas plásticos que surgiu no século passado e até hoje é referência principalmente pela sua arte surrealista. Teve Pablo Picasso, Freud, Frederico Garcia Lorca e outros grandes do século 19 e 20 como inspirações na criação de suas obras de artes.


Sua expressividade tanto na arte como no seu posicionamento causaram algumas polêmicas, dentre elas a expulsão da Academia de Artes em 1926, após declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo e quando foi expulso pelo movimento surrealista, por acharem Dalí muito comercial e fora do perfil adotado pelos demais membros do grupo.


Teve passagem pelos Estados Unidos e França, mas logo voltou para a Espanha. Após a morte de sua esposa em 1982 teve uma tristeza profunda e parou com as artes plásticas. Faleceu em 1989 de pneumonia e parada cardíaca na Cidade de Figueres - Catalunha.


Na exposição você encontrará comerciais em que Dalí fez para a então empresa Braniff Airlines e chocolates Lanvin, capas das principais revistas internacionais, obras surrealistas pintadas óleo sobre tela como: The Face of War de Março de 1941 (a junção do real com o surreal para retratar a guerra civil da época) e Idilio Atómico y Uránico Melancólico de 1945.


A exposição foi aberta para o grande público no dia 30/05 e está disponível para visitas até o dia 22 de Setembro. As senhas para entrada são entregues até às 20h, pois fecha impreterivelmente às 21h. A procura está sendo grande e chega a formar fila para conhecer e apreciar a arte de Dalí.



Uma excelente opção de cultura e passeio na Cidade Maravilhosa.

Segue as informações que estão disponíveis no site do CCBB RJ para visitar a exposição:

Salvador Dalí

CCBB do Rio de Janeiro > Rua Primeiro de Março, 66 - Centro Rio de Janeiro 

Exposição até o dia 22/09/2014.

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h, entrada franca.


Veja algumas fotos da exposição (é permitido fotografar, porém sem flash para não comprometer as obras e o espaço).



© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon