Barragem da Vale rompe em Brumadinho - MG

26/01/2019


Brasil | MG



Barragem da Vale rompe em Brumadinho - MG


Foto: Imagem captada através do Google Maps

Rejeitos da mineradora Vale invadiram o Córrego do Feijão em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte na sexta-feira (25/01). O rompimento aconteceu por volta do meio-dia e meia na barragem I, destruindo toda área composta por casas, sítios, estabelecimentos comerciais, linha de trem e o centro administrativo da Vale, onde centenas de funcionários da companhia estavam no local. Até o momento não há um número certo de vítimas/desaparecidos.




A Secretaria do Estado de Meio Ambiente foi informada pela Vale às 13h 37 min sobre o rompimento da barragem. Segundo o Presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, vazaram 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos na região.


Em poucas horas o mar de lama também atingiu o Rio Paraopeba, um dos principais do Estado de Minas Gerais. Outras cidades próximas à Brumadinho já emitiram comunicado de urgência para os moradores se afastarem, devido ao grande risco de contaminação e aumento do nível do rio.


A Companhia Mineira de Água e Esgoto – Copasa, também informou que está suspensa a captação de água do Rio, em Brumadinho. O abastecimento de água será feito pelas represas do Rio Manso, Serra Azul Várzeas das Flores e pela captação a fio d’água do Rio Velhas.


Foto: Reprodução - TV Record

De acordo com a população do vilarejo, as sirenes instaladas para alertar um possível rompimento não funcionaram. O que intensifica as chances de um número maior de desaparecidos, já que se tratava de uma área com maior concentração de funcionários da Vale e moradores.


Desde ontem, o Corpo de Bombeiros está no local realizando os primeiros resgates. A emergência do Hospital João XXIII foi fechada e o plano de catástrofe foi acionado imediatamente para receber as vítimas da barragem. Até o momento 9 pessoas foram retiradas com vida da lama e 189 foram resgatadas.


Um dos momentos mais impressionantes foi o salvamento feito por uma equipe com helicóptero, e transmitido ao vivo pela Rede Record de Televisão. O trabalho de resgate continua neste sábado.

© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon