CEI – Oportunidade de Mudança

Atualizado: 23 de Jan de 2019

Junho de 2016


CEI – Oportunidade de Mudança


O incomodo com a realidade de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, despertou a ideia de mudar esse fato, através da criação do Centro Educacional Integrado, o CEI, uma instituição sem fins lucrativos que disponibiliza cursos profissionalizantes para jovens e adultos em Duque de Caxias, baixada fluminense.


O economista e educador no CEI, Leandro Rios, conta como surgiu essa iniciativa: “A ideia foi do ex-desembargador Liborni Siqueira, que trabalhava na Vara de Infância e Adolescência, e era muito preocupado com os jovens que passavam por ele. Desde então, decidiu criar a obra para tentar ajudar de alguma forma a comunidade do entorno”.


A instituição já formou cerca de 30 mil pessoas, que além dos cursos profissionalizantes na área elétrica, mecânica, administrativa e moda, promove o desenvolvimento da cidadania por meio da disciplina educação integrada.


“O CEI está funcionando com as aulas de moral e cívica, que são as aulas de etiquetas, ciclo de palestras sobre previdência social, segurança do trabalho, meio ambiente, elaboração de currículo, marketing pessoal e empreendedorismo”.


Se as organizações estão enfrentando o desafio de manterem seus resultados financeiros, devido ao atual cenário do país com altos índices de desemprego, provocado também pela crise econômica, a situação das instituições sem fins lucrativos é ainda maior. Parcerias e apoios pontuais com empresas, prestação de serviços e campanhas são as principais fontes para que o CEI continue ativo. “Essas ações é sempre no sentido de oferecer o melhor para esses jovens”.

O trabalho desenvolvido pela instituição é reconhecido pela qualidade na formação e por gerar empregabilidade na região. Têm alunos que saem já com uma oportunidade de trabalho, outros retornam à instituição para selecionar novos alunos e recém-formados porque abriram empresas e estão precisando de mão de obra capacitada.


É o caso de Matheus Batista da Silva, que viu no CEI a oportunidade de sua vida. “O primeiro curso na adolescência que eu fiz foi aqui. Na época eu não tinha condições de pagar nenhum curso porque a minha família sempre foi simples, humilde, então o CEI caiu como uma solução realmente para a minha vida”.


Após a realização dos cursos ele foi diretamente encaminhado para uma empresa. E com a experiência adquirida ele recebeu o convite para retornar a instituição, só que desta vez com a missão de formar novos profissionais. “Ele me chamaram e eu pude passar para outras pessoas o que eu aprendi aqui no CEI”.


Outro exemplo é o senhor Roberto Santos, que após a realização dos cursos de eletricista e reparador pretende empreender na área. “Vou dar continuidade no curso que eu fiz, montar uma oficina e ser um empresário de sucesso”.


A expectativa no CEI é de continuar fazendo à diferença para ajudar a construir uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e com histórias de superação para motivar as novas gerações por meio da cidadania e da qualificação profissional.

Mais informações sobre o CEI (Centro Educacional Integrado):

Rua Souza Renha, n° 9 - Parque Santa Marta (16,98 km) CEP: 25085-210 | Duque de Caxias (Rio de Janeiro) Contato: (21) 2771-2100


© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon