DESTAQUES DO CARNAVAL 2019

06/03/2019

Brasil | Carnaval


DESTAQUES DO CARNAVAL 2019




Foto: Pixabay License - Imagem liberada para uso

A verdade é que uma das maiores festas do país começa antes mesmo do calendário oficial da folia. Centenas de foliões tomaram as ruas das principais cidades para curtir os blocos de rua e rodas de samba, que antecedem os tradicionais espetáculos na Marquês de Sapucaí, Anhembi e nos circuitos Barra Ondina, Campo Grande e Recife.


E se o clima no esquenta já parecia um autêntico carnaval, o 'pra valer' da festa trouxe ainda mais irreverência e cultura, através das histórias contadas por cada agremiação nas avenidas do samba, os shows com artistas nacionalmente consagrados e as revelações que reforçaram o som com diferentes estilos musicais nos cinco ou seis dias de alegria (porque muitos estendem a festa até à Quarta-feira de Cinzas).


Por isso, selecionamos os destaques do carnaval em alguns estados. Confira!



SÃO PAULO


Foto: Reprodução - TV Globo

Pela primeira vez a Mancha Verde conquistou o campeonato no grupo especial, com o total de 270 pontos. A escola trouxe a escravidão e intolerância religiosa para avenida com carros alegóricos e fantasias luxuosas.


A atriz Viviane Araújo, uma das principais personalidades do carnaval, esteve à frente dos ritmistas como rainha de bateria.


As 14 Agremiações do grupo especial desfilaram nas noites de sexta e sábado. Com 1 décimo a menos ficaram a Dragões da Real e Rosas de Ouro, que ocuparam o segundo e terceiro lugar. A Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai ficaram nas últimas posições na classificação geral, e em 2020 estarão no grupo A disputando o retorno ao grupo principal. Pérola Negra e Barroca Zona Sul retornarão ao grupo de elite do samba paulistano em 2020.


A maior metrópole do país também está apostando nos blocos de rua. Centenas de grupos se apresentaram antes e durante o carnaval. A população e os turistas poderão aproveitar outros blocos até o dia 10/03, próximo domingo.



RIO DE JANEIRO


Foto: Reprodução EBC | Agência Brasil - Tomaz Silva

Na Cidade Maravilhosa não faltaram opções de diversão: os tradicionais blocos de rua espalhados por toda cidade, os shows no Terreirão do Samba, Lapa e os desfiles no Sambódromo carioca são apenas alguns dos inúmeros points escolhidos por quem ama a folia.


As escolas que desfilaram na sexta enfrentaram fortes chuvas, que inundou alguns trechos da cidade, inclusive a Marquês de Sapucaí. A operação de trens foram interrompidas por quase 2 horas e meia.


Na manhã de sábado, o Cordão da Bola Preta, bloco com 101 anos de história, lotou as ruas do Centro ao som das clássicas marchinhas de carnaval. 'Amigos da Onça', 'Banda de Ipanema', 'Cordão do Boitatá', 'Toca Rauuuul!', 'Bangalafumenga', 'Deita Mas Não Dorme', 'Carmelitas' são alguns dos inúmeros blocos que desfilaram de sexta até terça carnaval. Outros ainda se apresentarão até o próximo sábado.


Já na Marquês de Sapucaí, a 'História pra Ninar Gente Grande', da Estação Primeira de Mangueira, conquistou os jurados e o público. A Mangueira apostou na história de heróis negros e índios não conhecidos do grande público para destacar a importância deles para o Brasil. A Escola venceu com 170 pontos, ultrapassando Viradouro, Vila Isabel e Portela na pontuação final.



BAHIA E PERNAMBUCO


Foto: Reprodução - TV Band

Nos circutos Barra Ondina e Campo Grande, a multidão acompanhou as apresentações de Daniela Mercury, Durval Lelys, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Alinne Rosa, Saulo, Parangolé, Léo Santana, Psirico, dentre outros artistas. Houveram também participações de Lexa e Jerry Smith.


A música "Jenifer", interpretada pelo cantor Gabriel Diniz foi uma das canções mais cantadas durante a folia baiana. Outro destaque foi o retorno de Ivete Sangalo aos trios elétricos após o nascimento das filhas em 2018. Ela ganhou o prêmio 'Band Folia' pelo hit 'teleguiado'. A música foi escolhida com mais de 2 milhões de votos.


Foto: Reprodução - Internet

A abertura oficial do carnaval em Recife foi no Marco Zero ao som do espetáculo intitulado "O Carnaval de Todo Mundo", com participação de Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, Grupo Voz Nagô, Caju & Castanha, DJ Big,Lucas dos Prazeres, Michelle Melo, Victor Santos e Zé Brown,MC Bruninho, Thiago Pinheiro. Almir Rouche e outros cantores também se apresentaram na sexta-feira.


Já no sábado foi a vez do 'Galo da Madrugada', conhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo, desfilar pelas ruas da capital pernambucana. O 'Galo' trouxe como o título "Frevo Mulher", composição de Zé Ramalho, para enaltecer a força e o poder feminino. Elba Ramalho, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Erika Natuza e outros grandes nomes da música estiveram na festa. A atriz Fabiana Karla e a cantora Amelinha foram uma das homenageadas que desfilaram nos trios do 'Galo'.


Em Olinda não foi diferente, as principais ruas da cidade foram preenchidas pelos foliões, que seguiam os diversos blocos com muito frevo, fantasias criativas e os clássicos bonecos de Olinda. A programação começou no dia 28/02 (quinta), e contou com diversos polos com atrações para diferentes gostos e idades. A abertura da festa teve show de Alceu Valença com Elba Ramalho, Quinteto Violado e o bloco 'O homem da Meia Noite'. Foram mais de 100 atrações, incluindo shows, cortejos e blocos para criançada, como 'os amiguinho' e 'Sabrina do Coco'.

© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon