Michel Temer preso em São Paulo

Brasil

21/03/2019



Michel Temer preso em São Paulo


Foto: Reprodução - Portal EBC | Agência Brasil

Nesta quarta-feira (21/03), os agentes da Policia Federal estiveram na residência do ex-presidente Michel Temer, em São Paulo, para cumprir o mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz Marcelo Bretas, situado na 7º Vara Criminal do Rio de Janeiro.


De acordo com o Ministério Público, o requerimento é relacionado as Operações Radiotividade, Pripryat e Irmandada - desdobramentos da Operação Lava Jato, que tem como ação aprofundar as investigações relacionadas às obras de construção da Usina Nuclear de Angra 3. A medida cautelar foi recebida com surpresa pelo ex-presidente.


Além de Temer, João Baptista Lima Filho (Coronel Lima), Othon Luiz Pinheiro da Silva , Wellington Moreira Franco (por interceder e influenciar de empresas relacionadas com a construção da Usina), Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale, Ana Cristina da Silva Toniolo, Carlos Antônio Montenegro Gallo foram presos preventivamente. Já Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann tiveram descretadas prisões temporárias, ou seja, decorrido o prazo de cinco dias de detenção.


O Ministério Público indica que a empresa ARGELAN, de João Baptista Lima participou do Consórcio da AF Consult LTD, vencedor da licitação para a obra da Usina Nuclear 3, apenas para repassar os valores para Michel Temer.


Ainda de acordo com decisão, o documento detalha que o parquet, local onde ficam os magistrados do ministério público fora das audiências, que João Baptista Lima teria arrecadado um montante ilícito para a organização criminosa, por meio de contrato entre empresas de fachada (DPA Projeto e Direção Arquitetônica Ltda e Alumi - vinculada a José Antune Sobrinho, condenado pela Operação Pripryart, por corrupções).


Esse esquema criminoso com participação de Temer e os demais citados acima teria sido realizado durante 40 anos. Temer foi encaminhado para a sede da Policia Federal, no centro do Rio de Janeiro. Os advogados do político deverão solicitar habeas corpus.

Fonte: Informações da Justiça Federal (7° Vara Federal Criminal, Processo n° 0500591-66.2019.4.02.5101 (2019.51.01.500.591-0)

© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon