Novo coronavírus é classificado como pandemia pela OMS

11/03/2020

Mundo


Novo coronavírus é classificado como pandemia pela OMS


Foto: Reprodução - OMS. Tedros A. Ghebreyesus, Diretor-geral da OMS.

Nesta quarta-feira, 11/03, o Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, classificou o novo coronavírus como pandemia. Esta é a primeira pandemia causada por um coronavírus. A declaração foi feita na sede da organização, em Genebra - Suíça.


"Estamos profundamente preocupados, tanto com os níveis alarmantes de transmissão e gravidade quanto com os níveis alarmantes da inatividade. Fizemos então, a avaliação de que o COVID-19 pode ser considerada uma pandemia. Nunca havíamos visto antes uma pandemia que, ao mesmo tempo, pode ser controlada. Nós não poderíamos dizer isto mais seriamente ou mais claramente: todos os países ainda podem mudar o curso desta pandemia. Estamos nisso juntos. Fazer a coisa certa, com calma, e proteger os cidadãos do mundo. É possível", disse Ghebreyesus.


O surto do novo agente do coronavírus (COVID-19) teve início no dia 31/12/19, com casos de pneumonia em Wuhan, uma das cidades chinesa mais populosas. O governo local comunicou a OMS, que emitiu o alerta sobre a infeção.


Até o momento, de acordo com o órgão, há 123 países com casos do novo coronavírus. China, Itália e Irã são alguns dos países com mais ocorrências de mortes e contaminação pela doença, que ainda está sendo investigada por cientistas o surgimento e proliferação rápida do vírus em humanos.

© 2020 - Vitor Catanho

Todos os direitos reservados

  • https://www.youtube.com/channel/UCZz
  • Black LinkedIn Icon